segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Tema da Região de Lisboa para o Ano Escutista 2008/09

Homens Novos para uma Nova Humanidade

"Estando ele em viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente uma luz vinda do céu envolveu-o em claridade. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, porque me persegues?" (Act 9, 3-4). Saulo... O Israelita. Saulo... O Fariseu. Saulo... O Soberbo. Caído, naquela poeirenta estrada. Caído dos seus planos, da sua vaidade,
das suas certezas. Derrocado da sua vida! "Quem és tu Senhor?". "Eu sou o Jesus a quem tu persegues."
É um Homem Novo que se ergue do chão e segue por outros caminhos.
Nós escuteiros somos, também, convidados a redimensionar a nossa vida, deixando actuar a Palavra que nos revela a essência e nos conduz à expressão máxima, ao ágape: dar a vida pelos outros. Este é o desafio proposto para o ano que decorre!
Estarás tu disposto a experimentar? Estarás tu disposto a deixar-te cair do teu cavalo? A deixar-te levantar?
As implicações são sérias, estamos em pleno século XXI. ATREVE-TE! ARRISCA! Experimenta a via da Caridade, a via da Liberdade, a via da Verdade, a via da Justiça, a Via Gáspia do Amor.
Para quê? Para o pores em prática. Onde? Na tua família, na tua comunidade, no teu Agrupamento, na sociedade em que estás inserido. Como? Parte e reparte, de ti, da vida, dos bens, dos dons, do tempo… tanto que há para dar e repartir, sabendo que tudo o que damos, não nos pertence, nada é teu, meu, dele, pois tudo nos foi ofertado por Ele gratuitamente.
Irmão Escuteiro: não te deixes alienar pelo colorido dos lenços, pela melodia das guitarras, pelo calor das fogueiras, pensando que tudo está feito, que nada há a acrescentar. A descobrir. Não te acomodes. Ousa Ousar! Ousa Mudar! Ousa Amar! Ousa Anunciar este Cristo que te faz erguer! Ousa cumprir o sonho de B. P. construindo uma NOVA HUMANIDADE!

Sem comentários: